Jalapão/TO
ter., 11 de jul.
|Palmas
O paraíso no coração do Brasil
Horário e local
11 de jul. de 2023, 14:00 – 16 de jul. de 2023, 12:00
Palmas, Palmas, TO, Brasil
Convidados
Sobre o evento
Roteiro: 1º dia: Transfer e Check-in Ao chegar no aeroporto de Palmas/TO nossa equipe vai estar esperando, nosso transfer para hospedagem é programado de acordo com o voo, o check-in esta liberado a partir das 14h00, tendo o restando do dia para curtir Palmas.
2° dia: Inicio da Expedição - Lago do japonês e Pedra Furada. 06h30 - Café da manhã no hotel e check out as 07h00. 07h20 - Embarque nos jipes com Destino a Ponte Alta/TO. Visitaremos a Lagoa do Japonês que está a 240 km de Palmas, possui água esverdeada e cristalina com dois acessos para entrada na água por meio de um deck e formações rochosas que proporcionam uma verdadeira imersão na natureza, perfeito para mergulhos, fotos com lindas paisagens e calmaria. Almoço em restaurante local e em seguida vamos visitar a Pedra Furada composta por formações rochosas de arenito em meio ao cerrado com buracos que parecem portais perfeitos para contemplar o céu. Check-in na Pousada em Ponte Alta, jantar e noite livre.
3ºdia: Cânion Sussuapara, Prainha e Por do Sol nas Dunas 06h30 - Café da manhã na pousada e check out. 07h20 - Embarque nos jipes para ínicio das atividades. Visitaremos o Cânion do Sussuapara que está a 12 km de Ponte Alta. Fica escondido em meio a vegetação com paredões de 12 m de altura que compõem uma cortina com algumas formações vegetais. Em seu fundo há uma pequena cascata de água gelada ótima para se refrescar. Após o canion seguiremos para comunidade do Rio Novo onde vamos almoçar e curtir a prainha do Pixico, após um bom banho seguiremos para o recando das Dunas, árvore dos desejos, serra do espirito santo e lago do Jacaré, depois contemplaremos as Dunas do Jalapão que se originaram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo, suas altitudes variam de 200 a 400 metros e proporcionam uma visão de variados tons de dourado reflexo da luz do sol e segue mesclando com tonalidades azuladas dos rios e o verde da vegetação rasteira que cerca a localidade. Jantar e Check-in em Mateiros com noite livre
4º dia: Fervedouros e Cachoeira do Formiga e Comunidade Quilombola 03h30 - Saída opcional para a trilha da Serra do Espírito Santo considerada como uma das mais bonitas do Jalapão. Localizada nas Dunas do Jalapão, trilha de média dificuldade, 900 metros de subida íngreme e 2 quilômetros de planície. (Opicional) 06h30 - Café da manhã na pousada. 07h20 - Embarque nos Jipes; Iniciaremos as nossas atividades com o Fervedouro do Ceiça um dos mais visitados do Jalapão. O fervedouro é redondo com águas cristalinas cercado com bananeiras que dão um tom bem intenso e vivo que impressiona quem visita. Seguiremos com uma visitação a comunidade de artesanato fundada por negros, escravos libertos e seus descendentes que migraram do sertão da Bahia e se envolvido a partir do capim dourado. Eles fazem chapéus, vasos, jóias, entre outras coisas. Partiremos juntos para conhecer o Fervedouro na região. A principal fonte de renda desse povoado é o artesanato, o fervedouro dos Buritis que impressiona pela cor de suas águas, que varia entre azul e verde, com grau de flutuação leve e ótimo para fotos dentro da piscina natural. A nossa última parada do dia será a Cachoeira do Formiga que recebe esse nome por causa do Rio Formiga. Possui uma pequena queda que forma um poço grande com águas cristalinas e esverdeadas. Seu redor é cercado por samambaias, palmeiras, bananeiras e outras árvores que fazem lembrar a Mata Atlântica. 20h00 - Retorno para a pousada em Mateiros ou para São Felix e noite livre.
5º dia - Fervedouro - Cachoeira e Serra da Catedral 06h30 - Café da manhã na pousada e check-out. 07h20 – Embarcaremos nos jipes com destino ao Fervedouro da Bela Vista considerado como o mais bonito do Jalapão, possui uma das maiores piscinas entre os fervedouros da região. A cor da água é extremamente azul e a vegetação que cerca o fervedouro é belíssima, seu acesso ocorre por uma plataforma de madeira que ajuda a preservar o solo sensível. Juntos seguiremos com uma outra parada, no Fervedouro do Alecrim. Sua piscina possui uma grande nascente, onde a pressão é mais forte, assim há uma facilidade maior na flutuação, aproveite e experimente tentar afundar o corpo, é muito difícil. Seguiremos para Cachoeira da Arara onde após nosso ultimo banho nas águas do Jalapão vamos almoçar. Depois seguiremos com uma passagem pelo Morro da Catedral que foi reconhecida em 2010 pelo ICMBIO como uma Reserva de Patrimônio Natural, possui sua fachada em formato de catedral e com 180 m de altura proporciona uma bela vista. Iremos em direção à Palmas, com horário previsto de chegada entre 20h30/21h. O restante da noite é livre.
6º dia - Palmas e Check-out 06h30 - Café da manhã;
Nosso ultimo dia em Palmas, com manhã livre e check-out as 12h00 - o transfer será marcado para 02h30 antes do voo, ou no horario do check-out.
*A programação acima pode sofrer alterações sem aviso prévio devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.