São João del Rei

Tiradentes

  São João del-Rei é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes, Sudeste do estado de Minas Gerais, a 185 km da capital mineira. A cidade foi fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador. Localizado na Bacia do Rio Grande, tem seu relevo formado pelas serras do complexo da Serra da Mantiqueira.
  Cidade natal do ex-presidente que nem chegou a tomar posse, Tancredo Neves, São João del-Rei é a maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais e oferece uma vasta biografia a ser explorada pelo turista. 
Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido a presença da UFSJ, do IPTAN e IF-Sudeste de MG, além do grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade. Suas centenárias igrejas trazem o melhor do barroco mineiro através de abastados e delineados altares dourados. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é destaque entre elas, construída em 1721. 
  Além do Memorial do Presidente Tancredo Neves, a cidade possui vários museus e diversas manifestações culturais que, realizadas nas ruas, entre pontes e chafarizes, transportam o turista a uma viagem ao passado. 
  A Estação Ferroviária é um ponto culminante do passeio em São João que, por meio de uma legítima Maria Fumaça, promove viagens turísticas à cidade vizinha Tiradentes, que inclusive é o roteiro no qual faremos no sábado. 
  Com uma diversidade ecológica imponente marcada pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, São João del-Rei oferece aos seus visitantes contato direto com uma natureza cheia de belas paisagens, montanhas, cachoeiras e fauna diversa. 
  O calendário comemorativo da cidade é recheado de manifestações culturais e religiosas, e, dentre as mais famosas, a Semana Santa e o Festival de Inverno (Inverno Cultural), além do carnaval. 
  Entre as cidades históricas mineiras, São João del Rei é uma das que mais se desenvolveu economicamente, com trânsito e comércio movimentado. Mas ainda conserva bela parte do seu patrimônio, como a igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar. O moderno Memorial Tancredo Neves tem recursos digitais que contam a história do ex-presidente e de Minas Gerais.