Arraial do Cabo

  Fundada por volta de 1503/1504 por Américo Vespúcio, Arraial do Cabo, no início fazia parte do munícipio de Cabo Frio, até ter a sua emancipação Política, por volta de 1985, assinada por Leonel Brizola, governador do Estado do Rio de Janeiro.
  Localizada a 140Km do RJ, entre Búzios e Cabo Frio, de um lado Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia, e do outro Arraial do Cabo. Município da região dos lagos do RJ, com uma população de 28.866 habitantes (2014), cidade costeira com uma altura de 8m. Contendo um excelente mirante natural, onde se encontra Ilha do farol, com construções e ruínas do antigo farol. Em 1925 o mesmo foi reformado e hoje emite uma luz que pode ser vista a 29 milhas de distância em dias mais claros.
  Rica em aquacultura e maricultura, torna- se a base econômica da região. Com uma Zona Urbana bem simples, porém bastante conturbada, com pequenas construções de 2 andares em ruas estreitas, além de um processo de favelização perceptível, incomum entre as cidades vizinhas.
  Como principais pontos turísticos temos Praia do Farol, com uma marina de 3 Píers, ideal para pratica de mergulho e ecoturismo. Praia do Forno, Praia do Pontal, Praia dos Anjos, Praia Grande, Prainha, Prainhas do Pontal e Praia Brava.